imagem

Dia do BATOM :D

Dia do BATOM :D

Desde o Antigo Egito – há 5000 anos antes de Cristo – que há indícios do uso de produtos para pigmentar os lábios, as egípcias eram espertinhas, rs. Sim, minha gente, a história do batom é antiguinha, antiguinha. Naquela época, as mulheres de classes altas recorriam à uma substância natural denominada “púrpura Tyr” para realçar a cor dos lábios, o que pode ser comprovado a partir da observação do busto de Nefertiti, a rainha egípcia esposa do faraó Akhenaton, localizada no museu de Berlim – Alemanha. Posteriormente foi desenvolvida, ainda nesta época, a cor vermelha a partir do óxido de ferro.


BATOM LÍQUIDO EFEITO MATTE NUDE CHIC – Eudora Soul/Kiss Me

Durante muito tempo, usar qualquer tipo de pigmentação para alterar a cor dos lábios era considerado símbolo de sensualidade (e más intenções MUAHAHA). Já teve época na Grécia (século II) em que este tipo de pigmento era proibido para mulheres solteiras – graças a Deus não somos dessa época, amém? – Também já teve época na Inglaterra (1770) em que era proibido usar qualquer tipo de pigmentação nos lábios por qualquer mulher, que injustiça! Justamente porque, independente da época e da civilização, o batom sempre foi considerado um instrumento de poder e sedução, capaz de manipular o público masculino.


QUEM RESISTE? hihihihi BATOM ROSA MARCANTE – Eudora Soul/Kiss Me

Mas, na verdade, este artifício só passou a ser chamado de batom a partir da criação de uma massa composta por talco, óleo de amêndoas, essências de bergamota e limão – de cor vermelha – pelo perfumista francês Rhocopis, que comercializou o produto em embalagem de seda de formato cilíndrico, lembrando um bastão: “baton serviteur” ou bastão servidor.  Nesta época, a invenção era utilizada apenas por atrizes e prostitutas e foi só depois da Primeira Guerra Mundial que mulheres de todas as classes aderiram à moda do batom vermelho.


Eu também aderi, óbvio! E é um dos meus preferidos o/ BATOM 330 – O Boticário/Intense

Mas foi só no século XX que o batom conquistou seu lugar de vez nas necessaires femininas e passou a ser artigo indispensável, sendo vendido da maneira em que conhecemos hoje. Ou não, hehehe. A cada dia aparece um novo formato para o batom e um exemplo disso são os batons líquidos de efeito matte fabricados hoje por uma infinidade de indústrias cosméticas.


BATOM LÍQUIDO EFEITO MATTE JETÉS – Dailus Pro


BATOM LÍQUIDO EFEITO MATTE SAIA DE TULE – Dailus Pro

VAMOS COMEMORAR, MIGAS 😀 essa invenção maravilhosa que só nos deixam lindas \o/

Postei os meus favoritos, me conte aí qual é o seu!

Beijinhos de luz :*

Próxima postagem
Postagem anterior

Comentários

Share

Observações

  1. Thais Brandão Diz: julho 30, 2015 at 1:42 am

    Os faraóis piravam ein hahhahah!! Amei todas as cores, mas sou extremamente fã do efeito MATTE vermelho mais fechado ou vinho 😀

    • Viu só, como elas eram espertinhas? hehehehehehe eu amo o efeito matte em todas as cores <3 mas confesso que não resisto mesmo a um vermelhão. Beijinhos :*

  2. Agora eu sei a história verdadeira do batom,já posso me “Gaba” nas aulas ehhehe… Aaah, me dá o batom rosa marcante ???. Beijos ♡…

  3. Eu amo os tons de nude!! sou mais discreta!! já você, pode abusar!! é ousada!! rss…

  4. Amei os batons,quero todos! Amo esses de cor forte *-* as fotos ficaram lindas. Bora comemorar esse dia, sempre kkk

Os comentários estão fechados.