imagem

ENTREVISTA DE EMPREGO: o que vestir? como se comportar?

Oi, oi, gente linda 😀 hoje vamos tratar de um assunto que é de extrema importância na minha E NA SUA VIDA a não ser que você seja uma pessoa rica feat. milionária! Enfim, se você é uma mera mortal, assim como eu, em algum momento da purpurinada existência irá se deparar com a seguinte situação: “FUI CHAMADA PARA UMA ENTREVISTA DE EMPREGO, E AGORA?” Pois bem, de uma coisa nós temos certeza: seu currículo chamou a atenção de alguma forma, até aí, ponto para você! Mas e agora? O que vestir? Como se comportar?


Antes de qualquer consideração, vamos deixar um detalhe fundamental bem claro por aqui. Me responda com sinceridade: A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA? Entre ‘sim’ e ‘não’, eu, particularmente falando, acredito que não. Não necessariamente, pelo menos. Até porque quem nunca teve uma péssima primeira impressão de alguém e depois mudou de ideia que atire a primeira pedra! Eu sou frequentemente vítima disso, hehehe, desculpem se tenho fuça de menina metida e entojada, mas, né, é a vida. E, a partir do momento que as pessoas me conhecem mesmo, essa primeira impressão fica para trás ~aleluia~. Só que – PARA UM EXAMINADOR – A PRIMEIRA IMPRESSÃO É A QUE FICA SIM!

Isso acontece por diversos fatores, mas o mais importante é este aqui: TUDO É LINGUAGEM, minha gente! Sim, eu também acho lindo aquele jeans boyfriend destroyed MA-RA-VI-LHO-SO que você comprou recentemente e não vê a hora de montar um look baphônico com ele. Mas, numa entrevista de emprego, talvez não seja a ocasião certa para isso. O profissional que está ali para te entrevistar está te lendo muito antes de você tomar a consciência deste ato, ele é treinado para isso e talvez o seu perfume é que definirá seu futuro dentro – ou não – daquela empresa vai que o cara é alérgico ao seu perfume FANTASY, da Britney?!

Pois bem, vou listar agora os pontos mais importantes – a meu ver – PARA QUE SUA ENTREVISTA SEJA UM SUCESSO e o avaliador desmarque com todos os seus concorrentes o/ Você tem apenas esta oportunidade para impressioná-lo, não desperdice-a!

PRIMEIRO: saiba tudo o que puder sobre a empresa! Saiba quais são os valores e comportamentos prezados por ela. Este fator será essencial para que o seu perfil seja destacado. Para isso, vale tudo: desde perguntar para algum conhecido que trabalhe lá até revirar o site da mesma em busca do seu institucional – missão, visão e valores – internet tá aí para isso, fia! Isso norteará todos os seus passos: SUA VESTIMENTA ATÉ A SUA POSTURA (:

SEGUNDO: MENOS É MAIS! Sempre. Carregue isso para a sua vida e, na dúvida, já saberá o que fazer! Neste momento, TUDO IRÁ DEPOR CONTRA VOCÊ, melhor não correr o risco, não é mesmo? Maquiagem leve, esmalte claro, cabelo limpo, perfume suave e acessórios discretos são a pedida certa e não costumam falhar 😀

Quanto ao look, vou deixar aqui opções de como se vestir de acordo com a cultura empregada na empresa pretendente e com o cargo que você pretende exercer.

LOOK FORMAL: Camisa branca/preta básica com calça social e/ou saia lápis até três dedos acima do joelho, sapatos, e, se possível, um terninho, cairão super bem para quem fará entrevista em empresas de grande porte, grandes corporações e bancos, aspirando cargos administrativos/executivos.


LOOK CASUAL: Calça jeans sequinha, camisa social, sapatos e também, se possível, um blazer para complementar toda a produção. Por estar no meio termo, entre o formal e o informal, o casual costuma ser coringa na maioria das empresas e para a maioria dos cargos.


LOOK INFORMAL: Calça jeans, camisas ou vestidos na altura do joelho, sapatos ou sapatilhas.

Caso a empresa seja super despojada, aí você fica livre para uma produção tão despojada quanto 😀 E lembre-se: você só estará liberada para abusar das produções fashionistas se for fazer entrevista em algum ramo relacionado com a moda! Aí sim, você poderá abusar de todas as tendências e ainda acumulará pontos a seu favor o/

TERCEIRO: Seja simpática e sincera (: fale com tranquilidade APENAS QUANDO A PALAVRA FOR PASSADA PARA VOCÊ – nada de não deixar o cara falar, hein? – e SORRIA SEMPRE! Parece difícil, mas não é! Lembra de quando a sua mãe ficava pegando no seu pé, dizendo para não mentir, ser grosseira com as pessoas e não ficar de cara feia? Então, ela tava te preparando para a vida enquanto você achava que era besteira, hehehe quem nunca também? Seja uma pessoa educada, comunicativa e bastará (:

No mais, acenda uma vela para seu anjo e ore! Hehehehe, sério mesmo 😀 toda ajuda é bem-vinda! Boa sorte.

Imagens retiradas do Pinterest <3 Beijinhos de luz :*

Próxima postagem
Postagem anterior

Comentários

Share

Observações

  1. Thais Brandão Diz: setembro 1, 2015 at 11:11 am

    Só de pensar em uma entrevista, me dá arrepios hahah, mas vamos na fé né.. Enquanto aos looks, sou literalmente louca para usar o tipo formal e casual, acho muito chic. 😀

  2. Adorei a postagem, estou com possíveis entrevistas de emprego a vista, e vim buscar inspirações para ocasião. Acho que ficarei com o look casual puxando um pouquinho para o formal, não quero fazer feio. E concordo que a primeira impressão é a que fica, e para um entrevistador a linguagem corporal que você expressa, também faz toda a diferença. Um beijo!
    http://www.dezoitodetalhes.com

  3. Muito interessante!! Saber sobre a empresa é muito importante mesmo e, nesse caso a primeira impressão é a que fica sim porque o seu relacionamento com esse tal examinador pode não passar de apenas esse momento da entrevista, você não terá tempo de fazê-lo te conhecer, certo? Valiosas dicas, Taís!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>